Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Dicas para redigir opiniões construtivas

Teve uma experência agradável? :D Escreva como você se sentiu e como os proprietários do estabelecimentos podem melhorar ainda mais a qualidade oferecida.

Se, infelizmente, você teve uma experiência não agradável, sugerimos que espere pelo menos 24 horas para escrever sua opinião no website. Escrever de cabeça quente raramente produz bons resultados ;)

Sua mãe já dizia....Seja educado, verdadeiro, racional e justo. Contextualize, pense na situação.

Por exemplo, naquele dia, o lugar que você foi estava muito cheio? Houve algum problema que possa ter afetado a qualidade do serviço ou produto oferecido? O estabelecimento passou por alguma dificuldade física?

Lembre-se de não generalizar,  a sua experiência pode ser diferente da experiência de outros consumidores. Não misture as coisas. O que não se refere ao estabelecimento não deve aparecer ou influenciar sua opinião;

Os proprietários e administradores dos estabelecimentos sempre leem o que está escrito no site, por isto, seja construtivo. Dê sugestões de como a empresa pode melhorar.

Exemplo:

Situação: Você foi a um restaurante, demorou para ser atendido, o garçom estava de mau humor, recebeu uma mesa num local horrível, a comida não estava como você esperava e, para piorar, seu parceiro não te deu muita atenção.

Opinião não-construtiva:

"Minha experiência foi horrível. Me deixaram esperando por mais de 40 minutos, sem atendimento e quando finalmente fui atendido me colocaram numa mesa no pior lugar do restaurante. Tudo isto aconteceu somente por que eu não estava com uma roupa de marca e não tão bem vestida quanto outras pessoas. Após sermos atendidos por um garçom muito rude, pedimos uma pizza que estava terrível, uma @#$%ˆ%$#@!!! Todos e tudo neste restaurante não prestam.
Para estragar mais ainda minha noite, o casal de amigos que foram comigo ficaram a noite inteira fofocando e eu fiquei viajando e segurando vela por muito tempo.
Não vá neste restaurante se quiser um ambiente agradável, comida boa e bom atendimento."

* A opinião acima contém uma carga emocional forte e tem tom de desabafo. As outras pessoas perceberão isto na leitura e a opinião perde credibilidade. É comum querer desabafar após uma frustração, mas o "aond ir" não tem este objetivo. Se você quer influenciar outros consumidores, uma opinião racional e equilibrada trará mais resultado. Além disto o responsável pelo local poderá identificar os pontos ruins e melhorar para sua próxima visita.

Opinião Construtiva:

"Tive uma má experiência. Esperei por aproximadamente 40 minutos para ser atendido a quando me atenderam me colocaram num lugar ruim. Existiam outras mesas livres, o que me deixou incomodada, mas talvez aquelas mesas foram previamente reservadas. Gostaria que alguém do restaurante me desse uma explicação do motivo pelo qual fiquei naquele lugar.
Pedimos um pizza que chegou queimada e o sabor não era agradável, mais uma decepção.
O restaurante estava bem cheio. Acredito que os proprietários deveriam se planejar melhor para que não ocorra estes tipos de situações em momentos de casa lotada. Talvez pudessem aumentar no número de mesas e atendentes."

Dica: Faça reservas ou evite horários de pico.

* Ao contrário da resenha anterior, esta não tem tom de desabafo. É equilibrada, narra fatos e a assuntos sobre os quais o autor tem conhecimento, como suas reações e sentimentos diante da experiência. Não houve rótulação, generalização, assuntos pessoais e ainda dá ideias e sugestões de como o estabelecimento pode melhorar. Esta opinião é mais construtiva e certamente terá maior credibilidade!

E aí? Já escreveu sua opinião hoje? 

Equipe Aond ir